II Ciclo de Comunicações do CINEdebate & História

 
O CINEMA EM MÚLTIPLOS OLHARES: TEORIAS E PRÁTICAS
16 a 17 de outubro de 2025
 
 
Antes de efetuar sua inscrição leia, atentamente, as informações abaixo. 
 
 
     
FICHA DE INSCRIÇÃO - COMUNICAÇÃO [inscrição encerrada]
 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO 
 
 
16 de outubro (quinta)
 
 
14:00h - Sessão de Comunicações 
 
 
19:30h - Mesa redonda 1: "Cinema africano: gêneros, autores e abordagens"  -  Auditório 
 
 
 
Exibição do filme "Afrique sur seine" (1955/22 min.), de Mamadou Sarr e Paulin Vieyra, antes da abertura da mesa. 
 
 
 
17 de outubro (sexta)
 
 
14:00h - Sessão de Comunicações 
 
 
19:30h - Mesa redonda 2: "Produção audiovisual na Bahia: estética, políticas públicas e mercado" -  Auditório 
 
Dra. Morgana Gama Lima (UFRB) e Dra. Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (UFBA)
 
Mesa redonda 2 
 
"Produção audiovisual na Bahia: estética, políticas públicas e mercado" - Palestrantes: Dr. Filipe Brito Gama e Esp. Raul Ribeiro Miranda dos Santos (UESB

Palestrantes: Dr. Filipe Brito Gama (UESB) e Esp. Raul Ribeiro Miranda dos S antos (UESB)

 

A abertura da mesa redonda será com a exibição e lançamento de dois filmes, Piolho (2025/20 min.), de Rayssa Coelho, Filipe Gama, Rogério Luiz Oliveira, e Agora que está tudo acabado (2025/20 min.), de Rafael Oliveira, Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama (cartaz, ficha técnica, sinopse = clique aqui)

 

1. INSCRIÇÃO, PAGAMENTO E CERTIFICADO 

 

A inscrição é eletrônica e será realizada pelo Sistema Gerenciador de Eventos (UNEB). Para inscrever-se é necessário efetuar cadastro no sistema. São duas modalidades de inscrição: Ouvinte e Comunicação.

 

1.1. Prazos: 

Comunicação: 5 a 30 de setembro

Ouvinte: 5 de setembro a 16 de outubro (até às 17h)

 

1.2. Valores da inscrição:

Comunicação: R$ 10,00

Ouvinte: R$ 5,00

 

1.3. Conta para transferência, depósito ou PIX – Banco do Brasil = Agência: 1999-2 / Conta poupança: 13768-5 / Variação: 51 / Ou PIX: cinedebate.uneb6@gmail.com

 

1.4. Comprovante de pagamento - Após realizar a inscrição, na categoria de Ouvinte, enviar imediatamente o comprovante de pagamento digitalizado em PDF ou imagem para cinedebate.uneb6@gmail.com. Para a categoria de Comunicação, a ficha de inscrição tem um campo para envio do comprovante. Em caso de comunicação com mais de um autor, o valor deve ser proporcional ao número de autores. A inscrição, sem o envio imediato do comprovante, será cancelada. No último dia do evento, a coordenação apresentará no auditório a prestação de contas. 

 

1.5. Certificado - Só receberá certificado o participante que estiver com a sua inscrição devidamente paga e com 75% de participação nas atividades do evento. Em relação aos simpósios temáticos só receberá certificado quem apresentar a comunicação. A carga horária para Ouvinte é de 20 horas.

 

2. SOBRE OS SIMPÓSIOS E COMUNICAÇÕES

 

2.1. Temas - As temáticas das comunicações devem contemplar as áreas de História, Cinema e Educação. Serão até 45 resumos distribuídos em três simpósios temáticos. Máximo de 15 trabalhos por simpósio temático. Após o término das inscrições, a coordenação vai alocar os resumos por afinidade temática, nomear o título dos simpósios e convidar docentes da UNEB e de outras instituições para coordenar esses simpósios.

 

2.2. Quantidade de trabalho - Cada participante só poderá apresentar uma única comunicação.

 

2.3. Número de autores - Serão aceitos até três autores por trabalho inscrito. Apenas um preenche a ficha (autor principal). No resumo, indicar os demais autores. 

 

2.4. Formatação do resumo - Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples. Deverá ter os seguintes itens: título do trabalho; nome completo do autor (ou autores); vínculo institucional do autor ou autores (local onde estuda ou trabalha); e-mail (e-mails dos autores); indicação do nome da/do orientadora/orientador (se houver, e for necessário; orientadora/orientador não entra como autoria); resumo com no máximo 1.800 caracteres (sem espaços); 3 (três) palavras-chaves. Ver modelo: clique aqui.

 

2.5. Resumo na ficha - Na ficha de inscrição, tem um campo para inserir o resumo no formato word.

 

3. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

 

O título geral do evento é “O cinema em múltiplos olhares: teorias e práticas”. A ideia é debater o cinema em diversas perspectivas e abodagens teóricas por meios de palestras e comunicações de trabalhos. O público-alvo é voltado para alunos da graduação da UNEB e mestrandos do PPGELS, professores da educação básica, egressos da UNEB e cinéfilos de modo geral.

 

A mesa redonda 1 tem como tema “Cinema africano: gêneros, autores e abordagens”. A ideia é traçar um rápido panorama da produção cinematográfica africana pós-colonial. Embora, para alguns autores, como a pesquisadora Morgana Gama de Lima, a expressão “cinema africano” carrega certa ambiguidade, não pode se restringir a critérios geográficos: “Apesar de relações entre cinema e território, cinema e nação serem relevantes em termos históricos para contextualizar o surgimento de tais produções, tais articulações já não são capazes de abarcar a diversidade de produções do continente e nem contribui para a emancipação analítica desses cinemas, uma vez que sempre submete suas produções a uma interpretação sob a perspectiva de superação da narrativa colonial. Assim, embora a expressão “cinema africano” seja de uso corriqueiro tanto em festivais de cinema, quanto em produções acadêmicas, sua definição é cercada de impasses e contradições” (LIMA, Morgana Gama. Que cinema africano? Uma reflexão conceitual. Revista Perspectiva Histórica, v. 8, p. 163-187, 2019, p. 163-164).

 

E a mesa redonda 2, “Produção audiovisual na Bahia: estética, políticas públicas e mercado”, tem por objetivo apresentar um panorama da produção audiovisual no Estado da Bahia, destacando o processo de ciclos da cinematografia baiana, a formação de um mercado independente e o apoio de políticas públicas para o crescimento do setor. Além disso, apresentar os espaços de divulgação de tais produções por meio de festivais de cinema, de circuitos que têm se consolidado no Estado da Bahia, a exemplo da Mostra Cinema Conquista, na cidade de Vitória da Conquista (GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira; COTRIM, Tamara Chequer. Festivais e mostras de cinema e audiovisual na Bahia: entre trajetórias e práticas de formação cultural. Rebeca, v. 10, p. 123-149, 2022.).

 

O II Ciclo de Comunicações do CINEdebate & História será um evento preparatório para as comemorações de 20 anos do projeto. O CINEdebate & História nasceu em 28 de julho de 2006, em atividade na Casa Anísio Teixeira. Em 2026, no segundo semestre, ofertaremos um grande evento para comemorar esse grande feito, que é a longevidade de um projeto dentro da UNEB. Em 2017, ofertamos o I Ciclo.

 

Do ponto de vista acadêmico, o evento contribuirá para a divulgação e/ou ampliação da história do cinema africano, bem como o conhecimento do contexto de produção audiovisual na Bahia, especialmente a partir da criação dos cursos na área de cinema e audiovisual na UFRB e UESB. Isso ocorrerá por meio de conferência e mesa redonda. Além disso, terá sessões de comunicações, oportunidade para debater e divulgar as pesquisas em curso no nosso departamento. Do ponto de vista cultural, é uma ótima oportunidade para o participante do evento ampliar seu capital cultural, se aproximando e conhecendo produções fílmicas que não circulam no mercado comercial brasileiro.

 

Objetivo geral 

1. Discutir o cinema a partir de múltiplos olhares, na teoria e no campo prático da produção audiovisual.

 

Objetivos específicos: 

1. Analisar a história do cinema produzido na África, conhecendo os gêneros fílmicos, seus autores e temáticas culturais;

2. Estudar a produção audiovisual na Bahia, suas caraterísticas, políticas públicas e mercado;

3. Contribuir para a produção de conhecimento no campo do Cinema, propiciando aos estudantes a ampliação de capital cultural;

 

4. Valorizar e ampliar os projetos de extensão desenvolvidos pelo Departamento de Ciências Humanas, da UNEB/Campus VI.

 

4. COORDENAÇÃO DO EVENTO

 

Alex Guedes de Oliveira Santos

Érica Alves Costa Pereira

Humberto Ribeiro Souza

Jairo Carvalho do Nascimento

João Victor Alves de Assis