Número 3 - Fevereiro/Março de 2017

 
 
LIVROS
 
 
Junívio da Silva Pimentel, Manoel Alves de Oliveira e Wesley Borges Costa (orgs.) 
 

Resumo: Nas últimas décadas, o sertão baiano tem sido alvo de interesse de diversos empreendimentos econômicos de base mineral e energética. A introdução das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na década de 1990 e a chegada dos novos empreendimentos na primeira década dos anos 2000, como o Parque Eólico, o Projeto Pedra de Ferro da Bahia Mineração Ltda. e Adutora do Algodão nos municípios de Caetité e Guanambi desestruturou os espaços rurais, metamorfoseou as áreas urbanas e a dinâmica urbano-regional. Diante de tal cenário, “Geografia e Transformações Contemporâneas” reúne textos de autores inseridos nesse contexto de alterações socioespaciais, cujas pesquisas dialogam com o esforço da ciência geográfica em compreender os rebatimentos nos campos científicos, sociais, econômicos e ambientais.

 
 
 
Maria de Lourdes Spazziani (org.)
 

Resumo: Esta obra vem responder à necessidade de uma reflexão aprofundada sobre a natureza e a inserção social do trabalho do professor e sobre as condições em que esse trabalho se realiza no momento atual da sociedade brasileira. A formação de professores é a linha central que une as diversidades de, visões, posicionamentos e propostas que perpassam os textos que compõem o livro.

 

 

 

 

 

 

 

Israel Silva dos Santos
 

Resumo: No sentido de estudar as repercussões da separação entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro na Bahia, o livro se debruça em uma análise específica das transformações ocorridas na Igreja no período compreendido entre 1890 e 1930, que corresponde ao seu processo de reestruturação após o fim do sistema concordatário. A obra, portanto, é uma história da Igreja, mas que leva em consideração as relações que esta desenvolveu com outras instituições, em especial, com o Estado, e ainda suas relações desenvolvidas diante da sociedade baiana e brasileira. 

 

 

 

 

Amélia Artes, Sandra Unbehaum e Valter Silvério
 
Resumo: As políticas de ação afirmativa para acesso ao ensino superior brasileiro completam 15 anos e, apesar de presentes em vários programas de pós-graduação desenvolvidos em diferentes iniciativas, visando a equidade na representação de negros e ou indígenas nesse espaço mais elevado de escolarização, ainda provocam inúmeros debates e questionamentos no meio acadêmico e fora dele. Registrar experiências exitosas que, desde 2011, se desenvolveram em universidades brasileiras é essencial para qualificar esse debate. Esta coletânea, ao relatar as iniciativas de cursos de formação pré-acadêmica que auxiliaram negros e/ou indígenas no ingresso em programas de pós-graduação, apresenta também as dificuldades, as boas práticas e os desafios que devem ser enfrentados para que se consolide uma mudança no perfil racial e étnico da população acadêmica e científica brasileira (ver também o volume 2).

 

 

Bernd Witte 
 
Resumo: Desde Infância em Berlim até as Teses sobre o Conceito de história, Benjamin é apresentado no contexto das intensidades, dissabores, esperanças, da crítica e da autocrítica, das relações humanas em tempos tão difíceis como aquele entre guerras em que ele viveu e escreveu. Assim, entre a vida e a obra de Benjamin, Witte vai costurando com um fio vermelho os olhares, os objetos, as descrições, as impressões, as cartas, os momentos vividos, os livros lidos, as línguas apreendidas, o materialismo histórico, a religião, as preocupações do pai de família que em tudo se assemelhava a Kafka, sobretudo ao seu fracasso, o todo das ideias de Benjamin, como se pudéssemos ver no grande pensador alguém que conhecemos. 

 

 

 

 

 

Selva Guimarães Fonseca
 
Resumo: O ensino de história nas escolas é considerado um valioso contributo para o aprendizado e o exercício da cidadania. Disso decorre o papel estratégico e formativo da história nos currículos escolares. Aí residem as disputas teóricas e políticas em torno de o que ensinar e para que ensinar história a crianças e jovens na educação básica obrigatória. Essa coletânea reúne múltiplas vozes, de pesquisadores e educadores de diferentes gerações, da Europa (França, Portugal e Espanha) e da América Latina (Brasil, Chile, Argentina e México), que tratam de várias dimensões dessa problemática nos contextos de mudanças sociais, políticas, educacionais e culturais, vivenciadas por sociedades europeias e latino-americanas. O objetivo é que o livro possa dialogar com professores e profissionais da área, de modo que participem ativamente na promoção do acesso de todos os indivíduos aos direitos básicos de cidadania, educação escolar e aprendizagem.

 

 
 
 
 
Carlos Zacarias de Sena Júnior (org.)
 
Resumo: A obra reúne artigos que narram alguns episódios dos mais de 90 anos da história dos Comunistas no Brasil, desde a fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB), em 1922, passando pela importância de se documentar à ascensão da história das lutas da juventude e dos trabalhadores nas décadas de 1930 e 1940, passando pela clandestinidade, com a Ditadura Militar, em 1964, e a retomada dos estudos voltados para esta área. Com o intuito de historiar algumas lacunas no conhecimento histórico sobre o tema, conhecidos historiadores se juntam a novos investigadores para oferecer Capítulosda história de uma das mais importantes organizações de esquerda existentes no Brasil.

 

 

 

 

Carlos Zacarias de Sena Júnior (org.)
 
Resumo: Submerso pela onda digital, que embaralha radicalmente as fronteiras entre os meios de comunicação - cinema, televisão, HQ, internet, celular etc. -, o cinema estaria morrendo: o calor do fotoquímico deu lugar à frieza do pixel e outras formas de espetáculos começaram a invadir, por meio de transmissões via satélite, as salas dedicadas à sétima arte. No entanto, o cinema continua por toda parte: inscreve-se em novos suportes e exibe-se em novas telas. O que se faz necessário perguntar é se um filme em DVD, a que se assiste em casa, ainda é cinema, e se as imagens codificadas da composição digital e da captura de movimento também pertencem ao cinematográfico. Neste livro, os autores interrogam os sobressaltos identitários que o cinema atravessa hoje e propõem chaves para entender o impacto do digital sobre o universo atual dos meios de comunicação. Estaríamos assistindo a um terceiro nascimento do cinema?

 

 

Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves e Luziêt Maria Fontenele Gomes (org.)
 
Resumo: Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação é um livro que discute a importância do PIBID nos cursos de licenciatura da UESB de forma articulada com as escolas de educação básica. Evidenciam quatro sujeitos envolvidos na Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação: a) professor da universidade; b) professor da educação básica; c) estudantes dos cursos de licenciatura; e d) estudantes da escola parceira do PIBID. Considerando-se os percursos formativos de cada um no que diz respeito ao tempo de escolarização e às oportunidades que cada um teve em suas trajetórias de escolarização, a relação que se estabelece na microrrede é marcada pela imbricação dos três termos que compõem a ideia da microrrede: ensino, aprendizagem e formação. Todos os quatros (tipos de) sujeitos estão na linha de frente da emergência do ensinar, do aprender e do formar. 

 

 

 

FILMES

 

 
Direção: Marcílio Moraes e André Warwar            Gênero: Drama
País: Brasil    Ano: 2017 (estreia: 09/03/2017)      Duração: 80 min.

Sinopse: Paulo chega em casa e encontra sua esposa morta. A casa não tem sinais de arrombamento. A polícia investiga o caso. Paulo inicia, também, uma investigação particular, procurando desvendar o crime. 

Elenco: Simone Spoladore e Ricardo Duque.

Trailer: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direção: Mick Jackson                        Gênero: Drama
País: Inglaterra/EUA        Ano: 2016 (estreia: 09/03/2017)      Duração: 110 min.


Sinopse: A luta legal da escritora Deborah E. Lipstadt para provar uma verdade histórica contra David Irving, que a acusa de difamação por declarar que ele não acredita na existência do Holocausto.

Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott.

Trailer: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direção: Martin Scorsese                      Gênero: Drama
País: México/Taiwan/EUA        Ano: 2016 (estreia: 09/03/2017)      Duração: 160 min.
 
Sinopse: Século XVII. Dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver), viajam até o Japão em uma época onde o catolicismo foi banido. À procura do mentor deles, padre Ferreira (Liam Neeson) os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências externas.

Elenco: Andrew Garfield, Adam Driver e Liam Neeson.

 
Trailer: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
Direção: Courtney Hunt                        Gênero: Drama/Suspense
País: EUA        Ano: 2016 (estreia: 09/03/2017)      Duração: 93 min.


Sinopse: 
Quando um adolescente é acusado de assassinar o pai rico, um advogado (Keanu Reeves) é encarregado de defendê-lo no tribunal e revelar a verdade por trás do crime. À medida que investiga, descobre que a mãe do garoto (Renée Zellweger) está ocultando diversos fatos essenciais ao caso.

Elenco: Keanu Reeves e Renée Zellweger.

Trailer: clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direção: Pedro Diogenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti                        Gênero: Drama
País: Brasil                Ano: 2014 (estreia: 16/03/2017)      Duração: 74 min.

Sinopse: Eugenio, Joaquim e João são três jovens que, através de uma rádio clandestina, lutam pela liberdade e planejam a revolução, invadindo as transmissões das rádios de Fortaleza e atacando a base constitutiva da sociedade burguesa e capitalista. Quando começam a incomodar os poderosos, suas vidas passam a correr risco, ao mesmo tempo em que surge uma bela e misteriosa ouvinte que deseja se unir a eles e pode transformar os seus destinos. 

Elenco: Ricardo Pretti, Pedro Diogenes, Luiz Pretti, Samya de Lavor, Uirá dos Reis e Rodrigo Capistrano.

Trailer: clique aqui.
 
 
 
 
Teu mundo não cabe nos meus olhos
 
Direção: Paula Nascimento                        Gênero: Drama
País: Brasil                Ano: 2016 (estreia: 16/03/2017)      Duração: 96 min.

Sinopse: Vitório é cego de nascença, um feliz pai de família e famoso por oferecer a melhor pizza dos arredores do tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Ele acredita ter superado todas as adversidades que a cegueira provoca, até encontrar a oportunidade de enxergar e os conflitos que ela traz. 

Elenco: Edson Celulari e Soledad Villamil.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direção: João Gabriel                        Gênero: Drama
País: Brasil                Ano: 2015 (estreia: 23/03/2017)      Duração: 90 min.

Sinopse: Roberto é um cara só, deprimido, que mantém um relacionamento conturbado com seu único filho, Júlio. Após ficar viúvo, alguns incidentes obrigam-no a reavaliar sua vida, com o intuito de melhorar as coisas entre ele e seu filho. Enquanto isso, o jovem segue tentando colocar em prática seu plano de morar fora do Brasil ao mesmo tempo em que se envolve com tráfico de drogas, o que o afasta ainda mais de Roberto. 

Elenco: Chico Diaz, Caio Castro e Camila Camargo.
.

Trailer: clique aqui.