Chamada de artigos - Revista de História Oral (ABHO)

16/02/2016 01:37

A Revista de História Oral, da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), abriu edital para publicação de um novo dossiê, com o tema “História Oral na era digital”. O prazo para envio de artigos vai até o dia 01 de março de 2016.  

 

Texto da revista – “A era digital na qual vivemos tem demandado reflexões teóricas e metodológicas sobre a oralidade e as novas mídias e até mesmo sobre o que é História Oral. Desde que começamos a produzir/usar áudio e vídeo digitais, a ter acesso ou disponibilizar fontes orais online, a publicar na internet e em outros suportes que não o impresso, experimentamos as vantagens trazidas pelos novos recursos tecnológicos e também diversas implicações na produção, preservação, acessibilidade, publicação, compartilhamento e divulgação de fontes orais. Em 2010 foi publicado na revista História Oral o dossiê “História oral, memória e novas tecnologias”, que já trazia a preocupação de pensar tais transformações. Com a intensificação do uso do audiovisual, da internet e de novas mídias digitais, nesses últimos anos, a revista História Oral visa, por meio desta chamada, aprofundar o debate por meio de contribuições que tratem das possibilidades e dos desafios que tais mídias têm trazido para a prática da História Oral” (do site da revista).

 

O último dossiê teve como tema “História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade” (clique aqui para acessar a revista).

 

Site da ABHO: clique aqui.