Curso de Extensão Mitologia, História e Cinema (UNEB/Campus VI - UFMG)

04/11/2021 13:19

 

Apresentação 

 

O Curso de Extensão Mitologia, História e Cinema, gratuito e aberto a um público geral acadêmico, prioriza educadores das áreas de História e Filosofia. Trata-se da reedição e ampliação de um curso oferecido em 2018, de 30 horas, pelo Departamento de Filosofia da UFMG, com base nos seguintes filmes (e em alguns textos) discutidos na série Film and History, editada pelo Prof. Martin Winkler (Classics/George Mason University): Spartacus, Gladiator e The Fall of Roman Empire, além de dois outros livros que versam sobre a recepção dos clássicos no cinema, Troy e Return to Troy. 

 

O primeiro curso (que teve matrículas esgotadas e um interesse de mais de 2.000 pessoas quando divulgado como evento no Facebook) era constituído de palestras e debates com professores convidados de História, Latim e Filosofia, após a exibição integral dos filmes relativos a cada livro, e que são comumente utilizados como material pedagógico em escolas e universidade, às vezes em uma perspectiva, infelizmente, bastante instrumental. 

 

A fundamentação teórica, os objetivos e resultados da experiência de 2018 foram divulgados no artigo “Mitologia, História e Cinema: um projeto de extensão sobre recepção do mundo greco-romano em curso”, de autoria de Igor Barbosa Cardoso e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (organizadores do curso), publicado em Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, v. 2 n. 6 (2020), on-line – um texto importante para a compreensão do projeto e do curso de extensão: https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/10535. Foi após esta publicação que a editora da revista, Profa. Márcia Lacerda, se interessou por implementar o projeto novamente, em cooperação com a UFMG.

 

Agora, na reedição do curso, programado para o segundo semestre letivo de 2021, na UFMG (iniciado em outubro), fizemos alterações e acréscimos significativos. Agora ele será oferecido on-line e contará com o apoio de professores de quatro universidades federais (UFMG, UFPB, UFU e UFG) — alguns, também, coordenadores de projetos de extensão similares — e de duas estaduais (UDESC e UNEB-Campus VI), contando, ainda, com a atuação de professores do Ensino Médio e Fundamental (Colégio Santa Amélia/BH, Instituto de Educação Euclides Dantas/Vitória da Conquista e Fundação Torino/Belo Horizonte), e de uma professora de Comunicação, a também jornalista Carolina Alves Assunção (UniCEUB e Aliança Francesa de Brasília). 

 

Os palestrantes convidados o foram, em parte, por terem trabalhos importantes nas áreas de recepção e/ou extensão. Vale notar que o curso termina com a palestra da Professora Fernanda C. Sousa, que, entre outras atividades de extensão, desenvolve um projeto de divulgação da mitologia a partir das Metamorfoses, de Ovídio. É oportuno lembrar que este é um texto fundamental para conhecimento da mitologia greco-romana e, como mostra o Prof. Winkler, em seu mais recente livro (confira a resenha da Profa. Júlia Avellar), pode ser visto, ou melhor, lido, como uma narrativa cinematográfica. Com isso fechamos um círculo que conecta os primeiros trabalhos de análise fílmica, sob diversas perspectivas, pois foram todos livros organizados por ele com a contribuição de vários estudiosos, diferentemente de suas últimas obras, autorais, em particular esta última, em que, além de cuidadosas análises fílmicas, apresenta uma reflexão teórica sobre a relação entre imagem e texto, e entre antiguidade e contemporaneidade, em um caminho de mão dupla, por meio de uma concepção de narrativa audiovisual mais ampla e complexa.

 

Professores e pesquisadores participantes - Coordenadores 

 

Igor Barbosa Cardoso (Doutor em História, com pós-doutorado em Filosofia/UFMG, sob supervisão de Maria Cecília de M. N. Coelho, e Professor de História no Colégio Santa Amélia/BH) 

Joslan Santos Sampaio (Doutor em História, Pós-doutorando no programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade/Campus V – UNEB, sob supervisão de Márcia Cristina L. Ribeiro, e Professor de História no Instituto de Educação Euclides Dantas/Vitória da Conquista) 

Márcia Cristina Lacerda Ribeiro (Departamento de Ciências Humanas, vinculada à PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade/Campus V – UNEB) 

Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG, Membro titular do Colegiado de Extensão FAFICH/UFMG) 

 

Palestrantes Convidados 

 

Chiara Sulprizio (Classics/Vanderbilt University, Coordenadora do projeto Animated Antiquity https://animatedantiquity.com/) 

Fernanda Cunha Sousa (Letras/UFJF, Pró-reitora adjunta de extensão, Coordenadora do Projeto Contos de Milotogia) 

Martin M. Winkler (Classics/George Mason University, Editor da série Film and History, publicada pela Blackwell: Spartacus, Gladiator e The Fall of Roman Empire) 

Pedro Paulo Funari (História/UNICAMP, Coordenador do Programa Diálogo sem Fronteira do CEAv/UNICAMP) 

Renata Senna Garraffoni (História/UFPR, Coordenadora do Projeto Antiga e Conexões https://antigaeconexoes.wordpress.com)

Sonya Nevin (University of Cambridge/Panoply Vase Animation Project/ Coordenadora dos projetos Panoply e Our Mythical Childhood…) 

 

Consultores e colaboradores 

 

Carla Milani Damião (Filosofia/UFG, Criadora do KINOSOPHIA) 

Carolina Assunção e Alves (Comunicação/UniCEUB, Coordenadora de Comunicação e Cultura da Aliança Francesa de Brasília) 

Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando em Filosofia/UFMG e Coordenador Pedagógico da área de Filosofia do Colégio Santa Amélia/Ensino fundamental/BH) 

Júlia Batista Castilho de Avellar (Letras/UFU) 

Márcia Ramos de Oliveira (História/UDESC, criadora do Laboratório da Imagem e do Som/UDESC) 

Priscilla Adriane Ferreira Almeida (Latim/Fundação Torino, secretária adjunta da SBR) 

Priscilla Gontijo Leite (História/UFPB, Coordenadora do projeto de extensão Podcast - Senta Que Lá Vem História.) 

Sandra M. G. B. Bianchet (Letras/UFMG) 

 

Monitores 

 

Isabel Moreira Silva (Graduanda de História/UNEB) 

Mateus Soares de Oliveira (Graduando de História/UNEB) 

Naiana Correia Machado (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade/Campus V – UNEB) 

Najla Cristina de Jesus Gaia (Graduanda de Filosofia/UFMG) 

Romana Almeida Guimarães (Graduada Filosofia/UFMG)

 

Programa 

 

Novembro 9

 

Mito(logia), História e Cinema – um projeto (ainda) em curso 

Mesa de abertura: Igor Cardoso, Joslan Sampaio, Márcia Ribeiro e Maria Cecília Coelho. 

Questões preliminares: Mitologia, História, Filosofia e Cinema – termos e conceitos. Recepção da Antiguidade Greco-Romana no Cinema. Filmes, em sua autonomia estética da obra de arte e ferramenta pedagógica. O tema (e problemas) da mudança, na mitologia e no cinema, versus uma ontologia do ser perfeito e imutável como objeto da Filosofia. Apontamentos sobre os filmes Troia (W. Petersen, 2004, 163 min.) e Carnaval Atlântica (J.C. Burle, 1952, 95 min.). Textos: CARDOSO, I.; COELHO, M. C. M. N. “Mitologia, História e Cinema”: um projeto de extensão sobre recepção do mundo greco-romano em curso. In: Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, v. 2, n. 6 (2020) (on-line) WINKLER, M. M. Introduction. In: WINKLER, M. M. (ed.). Troy: From Homer’s Iliad to Hollywood Epic. Oxford: Blackwell, 2006, p. 1-19. 

 

Novembro 16 

 

Roma – representação da escravidão e subalternidade 

Palestra: Renata Garraffoni - Da Antiguidade Romana ao Macartismo nos EUA: apontamentos sobre a recepção da vida de Espártaco no filme de Kubrick. 

Comentadoras: Márcia Ramos e Márcia Ribeiro. 

Moderadores: Igor Cardoso e Joslan Sampaio. 

Apontamentos sobre o Filme Spartacus (S. Kubrick, 1960, 180 min.) Textos: GARRAFFONI, R. Os jogos de Gladiadores. In: BRANDÃO, J. L.; OLIVEIRA, F. (Org.). História de Roma Antiga Volume II: Império e Romanidade Hispânica. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2020, p. 217-232. (on-line) PARENTI, M. Roman Slavery and the Class Divide: Why Spartacus Lost?. In: WINKLER, M. M. (Ed.). Spartacus: Film and History. Oxford: Blackwell, 2007, p. 144- 153. 

 

Novembro 23

Roma – representação da queda do Império Palestra: Paulo Funari - Houve queda do Império Romano? Comentadoras: Priscilla Gontijo e Priscilla Almeida. Moderadores: Igor Cardoso e Joslan Sampaio. Apontamentos sobre o Filme A Queda do Império Romano (A. Mann, 1964, 170 min.) Textos: MACHADO, C. A. R. A antiguidade tardia, a queda do Império Romano e o debate sobre o “fim do mundo antigo”. Revista de História, n. 173, 2015, p. 81-114. FUNARI, P. P. Palestra por ocasião do relançamento de Grécia e Roma: https://www.youtube.com/watch?v=kbWcH-9LAr0 WINKLER, M. M. Fact, Fiction and the Feeling of History. The Fall of the Roman Empire. In: WINKLER, M. M. (Ed.). The Fall of the Roman Empire: Film and History. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009, p. 174-224. 

 

Novembro 30

Roma e além: representação de lutadores e questão étnica Palestra: Martin Winkler - Black and White in the Arena Comentadoras: Sandra Bianchet e Carla Damião. Moderadores: Igor Cardoso e Joslan Sampaio. Apontamentos sobre o Filme Gladiador (R. Scott, 2000, USA, 155 min.) Textos: SOLOMON, J. Gladiator from Screenplay to Screen. In: WINKLER, M. M. (Ed). Gladiator: Film and History. Oxford: Blackwell, 2004, p. 1-15. 

 

Dezembro 7 

História, Mito e Animação Mesa-redonda: Chiara Sulprizio - The ‘Animated Antiquity’ Project: Archiving Cartoon Representations of Ancient Greece and Rome - e Sonya Nevin (Project Panoply/Cambridge) - Animating Antiquity. Ancient Artefacts and the Panoply Vase Animation Project. Comentadoras: Carolina Assunção e Maria Cecília Coelho. Moderadores: Igor Cardoso e Joslan Sampaio. Material audiovisual: https://animatedantiquity.com/ Panoply e Our Mythical Childhood 

 

Dezembro 14

Mitologia e literatura clássica - Projeto Contos de Mitologia (UFJF) Palestra: Fernanda Cunha Sousa (Letras/UFJF) Título a ser anunciado Comentadores: Daniel Couto e Júlia Avellar. Moderadores: Igor Cardoso e Joslan Sampaio. Textos: CALVINO, I. Ovídio e a contiguidade universal. In: ______. Por que ler os clássicos. Trad. N. Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 31-42. WINKLER, M. M. Cinemetamorphosis: Toward a Cinematic Theory of Classical Narrative. Dionysus ex Machina, n. 6, 2015, p. 216–238. (on-line)

 

Perspectivas e Encerramento. 

 

Certificado emitido pelo setor de extensão da UFMG (carga horária 10h). 

Inscrições Gratuitas, feitas pelo formulário https://forms.gle/KVmtdzLd2PwWn1wL6 (90 vagas)