Filme "Marighella", de Wagner Moura, estreia, no Brasil, em 14 de maio de 2020
Marighella, primeiro filme dirigido pelo ator Wagner Moura, estreará comercialmente no Brasil em 14 maio de 2020. É uma cinebiografia de Carlos Marighella, político e guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar no Brasil. Papel interpretado pelo cantor e ator Seu Jorge.
Inicialmente, estava previsto para ser lançado no dia 20 de novembro de 2019, dia da consciência negra. No entanto, o filme foi suspenso dois meses antes, em setembro, em virtude da produtora O2 não ter cumprido todos os tramites legais junto a ANCINE.
O filme tem tido uma carreira internacional interessante, participando de diversos festivais de cinema: foi exibido no Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, com boa recepção de público; participou também do Festival do Cinema Brasileiro de Paris, do Sydney Film Festival (Australia), Santiago Festival Internacional de Cine, e do Bari Film Festival (Bifest/Itália). Neste último, no Bifest/Itália, Seu Jorge recebeu o prêmio de Melhor Ator.
Embora existam impasses burocráticos, segundo matérias publicadas na grande mídia impressa, fica a pergunta: a situação poderia ter sido melhor conduzida e o filme lançado em novembro de 2019, caso a ANCINE não estivesse com sérios problemas de condução institucional e se o filme não fosse sobre um guerrilheiro de esquerda?
Trailer do filme: Marighella (clique aqui)