Filme sobre Wilson Simonal será lançado em 2017

18/02/2017 17:40

 

Com o título de Simonal, a Globo Filmes lançará, ainda este ano, a cinebiografia de Wilson Simonal. No papel do cantor, o ator baiano Fabrício Boliveira. Conta ainda com a participação de Isis Valverde, no papel de Tereza (esposa do cantor) e Leandro Hassum, interpretando Carlos Imperial. A direção é de Leandro Domingues.

 

Depois da cinebiografia de Tim Maia (2014), e da mais recente de Elis Regina, no filme Elis (2016), a Globo Filmes investe em mais uma história que conta parte da vida e obra de um dos maiores cantores da história da música popular brasileira.

 

A história de Wilson Simonal foi retratada no documentário Simonal: ninguém sabe o duro que dei (2009), dirigido pelo ator e humorista Cláudio Manoel. O documentário procurou restabelecer a imagem do cantor, fortemente marcada pelo seu “alinhamento” com o regime militar, no caso em que, com ajuda de militares, sequestrou e torturou o seu contador, acusado de roubo, em 1971. Além disso, foi acusado de ser dedo duro, informante da polícia.

 

Esse fato prejudicou sua carreira artística. Artistas e produtores do meio musical se distanciaram. A imprensa o bombardeou, e o relegou ao esquecimento. Sobre o posicionamento da imprensa, ele falou: “A imprensa nunca me deu colher de chá para me defender. Não sei se os ataques que sofri, de 1971 até agora, foram piores do que o silêncio da imprensa ao meu respeito” (Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 jun. 2000. Ilustrada, C7).

 

A Folha de S. Paulo, em reportagem sobre a sua morte, em 26 de junho de 2000, o chamou de o “rei do suingue”, e de ele ter sido o primeiro pop star negro da MPB.

 

O filme vem em boa hora. Uma nova oportunidade para revisitar sua história.

 

Sinopse da Globo Filmes: “O filme conta a história de Wilson Simonal, o cantor que saiu da pobreza e comandou as maiores plateias do Brasil. Dotado de um recurso vocal assombroso e domínio de palco excepcional, Simonal consegue transformar suas inseguranças da infância em grandes conquistas na idade adulta. Uma vez no topo, passa a se sentir invencível: exibe a sua riqueza e gosto por carrões e mulheres; faz propaganda de multinacionais; e se recusa a fazer discurso engajado contra a ditadura. Até que resolve ameaçar seu contador quando se vê com problemas financeiros, graças a seus gastos descontrolados, e acaba vendo seu nome envolvido com o DOPS. Começa então a derrocada de uma das maiores vozes que o Brasil já ouviu”.

 

Maiores informações:

Globo Filmes: clique aqui.