I Colóquio Internacional de Cinema e História – USP

31/07/2016 14:48

 

A Escola de Comunicação e Artes da USP promoverá, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016, o I Colóquio Internacional de Cinema e História. Este evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CNPq “História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, sob a coordenação dos professores Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin (CTR-ECA/USP) e Prof. Dr. Marcos Napolitano (DH-FFLCH/USP).

 

Segundo os organizadores, “O objetivo deste colóquio é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico” (texto do site).


Interessados em submeter proposta de comunicação deverão enviar o resumo para e-mail icoloquiocinemahistoria@gmail.com, até o dia 31 de agosto de 2016. Escolher um dos quatro eixos de pesquisa (texto abaixo, extraído do site):

 

1. A representação da história no cinema


Espaço aberto a comunicações que se ocupem do exame de questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.

2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências


Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir o conhecimento histórico. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas.


3. Cinema, arquivos e os regimes de historicidade


Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções, etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.

4. História do cinema, história da arte: intercâmbios metodológicos


Esta linha de pesquisa contempla comunicações dedicadas às conexões entre cinema e história que dialoguem com metodologias e questões vindas de outras áreas da história visual (artes plásticas, fotografia, performance, artes cênicas, etc.), bem como as interconexões entre o cinema e outras artes.


Maiores informaçoes: 


Página do Grupo de Pesquisa no CNPq: clique aqui

Site: clique aqui