Revista Brasileira de História - Novo número, com dossiê sobre Sérgio Buarque de Holanda

19/02/2017 14:29

 

A Revista Brasileira de História, uma publicação da Associação Nacional de História, com sede em São Paulo, lançou seu mais novo número, um dossiê intitulado "Sérgio Buarque de Holanda: 80 anos de Raízes do Brasil".

 

São sete artigos que versam sobre esse livro de Sérgio Buarque de Holanda, considerado uma das obras mais marcantes da historiografia brasileira. 

 

Raízes do Brasil (1936)Casa-grande & senzala (1933), de Gilberto Freyre, e Formação do Brasil contemporâneo (1942), de Caio Prado Júnior, formam a tríade de ensaios interpretativos do Brasil, revelando suas bases sociais, políticas, culturais e econômicas.

 

Para acessar a revista, clique aqui.  

 

Para comprar o livro: Livraria Cultura

 

Sinopse do livro - "Raízes do Brasil é uma das obras fundadoras das ciências sociais entre nós. No método de análise e estilo da escrita, na sensibilidade para a escolha dos temas e erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos de grande escritor. Esta edição, que comemora os oitenta anos de publicação da obra, traz uma verdadeira arqueologia de sua produção. Por meio de notas e variáveis, mostra que, entre a primeira e a última edição que Sérgio Buarque acompanhou, alterações importantes foram feitas, rumo à construção de um livro muito mais radical. Posfácios de nove especialistas trazem leituras originais deste que é, nas palavras de Antonio Candido, um clássico de nascença" (Livraria Cultura).