Ciclo de lives

 

O Ciclo de Lives do CINEdebate & História, projeto permanente do Departamento de Ciências Humanas, da UNEB/Campus VI, criado em 28 de julho de 2006, tem por objetivo promover uma série de lives ao longo de 2021 com temáticas voltadas para os campos da História, da Educação e do Cinema. Conta com a participação de pesquisadores de universidades e de centros de pesquisa de diversas instituições, profissionais do cinema e professores da educação básica. 

 

Em 2020, o canal realizou 14 lives. São realizadas no canal do YouTube do CINEdebate & História. Em 2021, a previsão é que serão entre 12 e 15 lives até dezembro. A primeira aconteceu no último dia 26 de março: "História da África no Brasil: política, cultura e educação I".

 

INSCRIÇÃO– Os ouvintes inscritos, com 75% de presença nas lives, receberão um certificado. Inscrição encerrada!. A inscrição estava aberta no site da UNEB, pelo Sistema Gerenciador de Eventos (SGE), até o dia 28 de maio.  

 

CERTIFICADO- O certificado não será entregue por live assistida. Trata-se de um evento, o Ciclo de Live do CINEdebate & História. Vamos realizar lives até dezembro/2021. O certificado será entregue aos inscritos no evento que participam das lives programadas e assinam a lista de presença ao longo do ciclo.  Ao final, vamos entregar o certificado, possivelmente de 30 horas (corresponde a 15 lives). Os inscritos devem ficar atentos a programação. Ela será divulgada aqui, no site, nesta página. 

 

A coordenação do evento envia e-mail para os inscritos, divulgando a próxima live, uma semana antes e/ou no dia de sua realização. Observem seus e-mail. Vejam a caixa de entrada ou spam. 

 

 

PROGRAMAÇÃO DO CICLO (PRIMEIRO SEMESTRE)

 

Lista de lives até o final de junho. A programação do segundo semestre está em construção

 

09 de abril (19h)

Cinema, linguagem, estética: o sertão de Geraldo Sarno I

Mediação: Euclides Mendes e George Neri

Entrevistado/debatedor: Cineasta Geraldo Sarno

 

16 de abril (19h)

Cinema, linguagem, estética: o sertão de Geraldo Sarno II

Mediação: Euclides Mendes e George Neri

Entrevistado/debatedor: Cineasta Geraldo Sarno

 

23 de abril (19h)

Currículo e relações raciais: possibilidades para a construção de práticas educativas antirracistas

Palestrantes: Profa. Dra. Dinalva Macêdo (UNEB/Campus XII), Profa. Dra. Nádia Maria Cardoso da Silva (FCS/Salvador) e Profa. Me. Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa (UNEB/Campus VI).

 

14 de maio (19h)

História da África no Brasil: política, cultura e educação II

Palestrantes: Profa. Dra. Joceneide Cunha dos Santos (UNEB/Campus XVIII), Profa. Dra. Luiza Nascimento dos Reis (UFPE) e Prof. Dra. Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (CIAC/Ualg-PT)

 

28 de maio (16h)

História da Educação na Bahia: pesquisa e ensino

Mediação: Vânia Muniz (SEE-MG/ NHIPE).

Palestrantes: Antonieta Miguel - UNEB (NHIPE/PROMEBA), Marcelo Gomes da Silva - UESC (PPGE/GRUPPHED) e Solyane Silveira Lima - UFRB/UFBA (HIMEB).  

.

11 de junho (19h)

História dos povos indígenas na Bahia: abordagens, problemas e perspectivas 

Mediação: Profa. Dra. Teresinha Marcis (UESC)

Palestrantes: Prof. Dr. Fabricio Lyrio Santos (UFRB), Prof. Dr. Francisco Eduardo Torres Cancela (UNEB/Campus XVIII) e Profa. Dra. Maria Hilda Paraíso Baqueiro (UFBA).

 

18 de junho (19h)

Série Pesquisas em Evidência (I): escravidão, política e literatura

Palestrantes: Prof. Me. Alex dos Santos Guimarães (UNEB/Campus XVIII), Prof. Me. João Reis Novaes (UESB) e Profa. Me. Napoliana Pereira Santana (UFOB).