VIII Edição
A VIII Edição do CINEdebate, com a temática geral “Representações e gênero no cinema nacional”, volta a apresentar, exclusivamente, sessões de filmes com obras do cinema nacional. Os três filmes, Dona Flor e seus dois maridos, Bonitinha, mas ordinária e Desmundo, fizeram sucesso de bilheteria e de crítica, especialmente o primeiro, que até hoje detém o título de maior bilheteria do cinema nacional (quase 10 milhões de espectadores). Os três filmes servem de ponto de partida para discutir temas importantes da atual historiografia, como a questão da relação entre o “fazer histórico” e o “fazer literário” (História/Literatura) e as discussões em torno dos conceitos de gênero e representação social. Pretendemos, assim, a partir das discussões suscitadas pelos filmes e desenvolvidas durante as palestras, contribuir para a ampliação do debate em torno dos temas apresentados.
1- Apresentação da sinopse do filme;
2- Projeção;
3- Leitura crítica do filme e exposição dos temas geradores (mesa-redonda);
4- Debate.
Local: Casa Anísio Teixeira (Caetité-BA) Horário: 19:00h às 23:00h
Sinopse: Edgar, moço pobre, recebe de Peixoto uma proposta para casar-se com Maria Cecília, moça rica e bonita. Aceita a proposta e fica noivo. Os acontecimentos, todavia, vão se sucedendo e Edgar acaba descobrindo que Maria Cecília era pervertida.
Sinopse: Narra a trajetória de uma mulher portuguesa enviada ao Brasil para casar-se com um dos colonizadores. O filme reconstitui as relações sociais de gênero no Brasil Colônia, evidenciando os papéis femininos aos quais as mulheres estavam sujeitas.