XII Edição

 
Tema - "História e linguagens: domínios e diálogos"
 
 
Obs.: Esta edição foi incluída na programação do VI Encontro de História - História e Linguagens: Domínios e Diálogos, organizado pelo Colegiado de História da UNEB/Campus VI. As sessões aconteceram no Auditório da UNEB, no turno matutino (08:30h às 12:00h). Não teve folder. 
 
 
Programação
 
 
Sessões de cinema e palestras
 

 

a) 25 de abril de 2012 (quarta-feira) - 08:30h às 12:00h
 
 
Filme: Gabriela
Direção: Bruno Barreto                 Gênero: Drama
País: Brasil         Ano: 1984          Duração: 98 min.
 
 
 

Sinopse: Bahia, 1925. Uma das maiores secas da história do Nordeste leva para Ilhéus Gabriela (Sônia Braga), uma bela retirante que com sua beleza e sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib (Marcello Mastroianni), dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade. Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado estão sendo enterrados.

 

 
Palestra - "Literatura, cinema e erotismo: diálogos e debates"
 
Palestrante: Prof. Me. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI)
 
 
 
b) 26 de abril de 2012 (quinta-feira) - 08:30h às 12:00h 
 
 
Filme: Beijo 2348/72
Direção: Walter Rogério           Gênero: Drama
País: Brasil        Ano: 1990      Duração: 87 min. 
 
 
 
 

Sinopse – Um operário e uma operária de uma grande tecelagem de São Paulo são demitidos por justa causa, acusados de terem se beijado no ambiente de trabalho. A moça, casada, se conformou com os acontecimentos. O rapaz, solteiro, apelou à Justiça do Trabalho. O tempo passou, o processo trabalhista engordou, atravessou todas as instâncias até o Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília e, anos depois, o operário ganhou a causa, correspondente à irrisória quantia de oitocentos e seis cruzeiros e vinte centavos.

 

 
Palestra - "A classe trabalhadora no Brasil republicano: historiografia, novos temas e novas abordagens"
 
Palestrante: Prof. Me. Philipe Murillo Santana de Carvalho (IFBA - Ilhéus/BA)
 
 
 
c) 27 de abril de 2012 (sexta-feira) - 08:30h às 12:00h
 
 
Filme: Medéia
Direção: Pier Paolo Pasolini                          Gênero: Drama
País: Itália/Alemanha/França       Ano: 1969       Duração: 110 min. 
 
 
 
 

Sinopse: Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela filha do Rei Creone. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão. Com belíssima fotografia de Ennio Guarnieri, Medéia é uma brilhante versão da tragédia grega de Eurípedes. Sem dúvida, um dos melhores trabalhos do polêmico diretor Pier Paolo Pasolini, o de O Evangelho Segundo São Mateus, Teorema, entre outros filmes memoráveis.

 

 
Palestra - "História, narrativa e mito na Grécia Antiga"
 
Palestrante: Profa. Me. Márcia Cristina Lacerda Ribeiro (UNEB/Campus VI)
 
 
 
Mostra de cinema

 

O CINEdebate tem o prazer de oferecer uma Mostra de Cinema que retrata dois temas distintos: a Boca do Lixo e a Cultura Popular no Nordeste. Um passeio histórico pela região do centro de São Paulo, a Boca do Lixo, responsável por boa parte da produção cinematográfica do Brasil na década de 1970. E uma exibição de três curtas que versam sobre temas distintos do Nordeste, tendo como pano de fundo o componente cultural.

 
 

Apresentação e Coordenação - Jairo Carvalho do Nascimento e Eduardo de Lima Leite.

Data – 24 de abril de 2012           Horário – 13:30h às 17:30h      

Local – Auditório da UNEB/Campus VI

 

BOCA DO LIXO: O CINEMA POPULAR NA DÉCADA DE 1970

 

Boca Aberta (Direção: Rubens Xavier / 1984 / 20 min.)

 

Sinopse: Documentário realizado em 1984 sobre alguns dos principais protagonistas da cinematografia ligada à Boca do lixo, responsáveis pela produção das comédias eróticas das décadas de 60 e 70.

 

Candeias: da Boca pra fora (Direção: Celso Gonçalves / 2002 / 17 min.)

 

Sinopse: Um retrato original de um dos mestres do Cinema Marginal, Ozualdo Candeias, realizador dos clássicos “A Margem” e “Zezero”; genuinamente um cineasta do povo.

 

O galante rei da boca (Direção: Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo / 2003 / 50 min.)

 

Sinopse: Também chamado de o "Rei da Boca", ou o "Produtor Biônico", A. P. Galante produziu de filmes de cangaço a comédias eróticas, dramas psicológicos e filmes policiais, passando por bang-bangs e filmes de kung-fu, num total de mais de 50 obras.

 

Soberano (Direção: Ana Paula Orlandi e Kiko Mollica / 2005 / 15 min.)

 

Sinopse: Reminiscências resgatam a trajetória do bar Soberano, símbolo da intensa e espontânea produção do movimento cinematográfico da Boca do Lixo.

 

Minami em close-up - a Boca em revista (Direção: Thiago Mendonça / 2008 / 18 minutos)

 

Sinopse: A Boca do Lixo e seus personagens através da trajetória da revista Cinema em Close-up e de seu editor, Minami Keizi.

 

 

CINEMA E CULTURA POPULAR NO NORDESTE (51 MINUTOS)

 

 

Cabaceiras (Direção: Ana Bárbara Ramos / 2007 / 15 min.)

 

Sinopse: De posse de um serrote, quatro cabaceirenses põem fim às falsas certezas sobre o Nordeste brasileiro.

 

Profetas da chuva e da esperança (Direção: Márcia Paraíso / 2007 / 16 min.)

 

Sinopse: No sertão do Ceará, homens conhecidos como Profetas da Chuva traduzem previsões em esperança.

 

O Guarani (Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes / 2008 / 20 min.)

 

Sinopse: Espaço de encontro e formação para cinéfilos e cineastas de diversas gerações, o Cine Guarani foi um dos mais importantes endereços de Salvador durante mais de setenta anos. O Guarani é um filme de memórias e celebração.