XI Edição

 
Tema - "O ofício do historiador: fronteiras e temporalidades"
 
Obs.: Esta edição foi incluída na programação do V Encontro de História - O ofício do historiador: fronteiras e temporalidades, organizado pelo Colegiado de História da UNEB/Campus VI. As sessões aconteceram no Auditório da UNEB, no turno matutino (08:30h às 12:00h). Não teve folder. 
 
 
Programação
 
 
Sessões de cinema e palestras
 
 
 
a) 24 de novembro de 2010 (quarta-feira)
 
 
Filme: A negação do Brasil
Direção: Joel Zito Araújo             Gênero: Documentário
País: Brasil           Ano: 2000      Duração: 90 min. 
 
 
 

Sinopse: A negação do Brasil propõe uma minuciosa investigação e análise da participação e evolução do negro na telenovela brasileira no período 1963-1997. O documentário contribui para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento. Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela, o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros (Texto da Programadora Brasil).

 

 
Palestra - "O negro na telenovela brasileira: imagens e representações"
 
Palestrantes: Prof. Esp. Eduardo de Lima Leite (UNEB/Campus VI)
                    Prof. Me. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI)
 
 
 
b) 25 de novembro de 2010 (quinta-feira)
 
 
Filme: Chevolution
Direção: Luiz Lopes e Trisha Ziff           Gênero: Documentário
País: México                Ano: 2008         Duração: 85 min.
 
 
 
 

Sinopse: No dia 5 de março de 1960, Che Guevara, um dos líderes da revolução cubana, participava de uma solenidade. O fotógrafo Alberto Korda tirou uma foto de Guevara no evento e nunca havia publicado a mesma. No final da década de 60, um editor italiano pediu permissão para publicar a foto. Sem saber que anos depois, a fotografia iria se tornar um dos retratos mais famosos e influentes do mundo, indo parar em banners de protesto e até camisetas. A foto viria a ser usada, também, como publicidade na campanha de marketing de empresas diversas. Dada a polêmica, os diretores Trisha Ziff e Luis Lopez traçam a estranha jornada do retrato, passando de um símbolo revolucionário, por logo de anúncio publicitário, até se tornar um ícone de jovens que nem sabem quem é o homem. O filme conta com entrevistas com os atores Antonio Banderas e Gael Garcia Bernal, que já interpretaram Che Guevara no Cinema (texto da Interfilmes).

 

 
Palestra - "Representações e usos ideológicos da imagem de Che Guevara"
 
Palestrante: Prof. Dr. José Rubens Mascarenhas de Almeida (UESB)
 
 
 
c) 26 de novembro de 2010 (sexta-feira)
 
 
Filme: Besouro
Direção: João Daniel Tikhomiroff         Gênero: Drama/Aventura
País: Brasil            Ano: 2009             Duração: 95 min. 
 
 

 

Sinopse: Besouro foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano (texto da Interfilmes).

 

 
Palestra - "História social da capoeira: resistências e aspectos culturais"
 
Palestrante: Prof. Dr. Josivaldo Pires de Oliveira (UNEB/Campus VI)