XVII Edição Temática de Cinema
APRESENTAÇÃO
A XVII Edição Temática de Cinema do CINEdebate & História tem como tema "Cinema e Literatura: Jorge Amado em cena". O evento acontecerá no auditório da UNEB/Campus VI, de 22 a 24 de novembro de 2023 (ver programação abaixo). Contará com o apoio do Colegiado de Letras do DCH/Campus VI, da Profa. Dra. Esmeralda Meira.
O cinema é uma expressão cultural que se alimenta da literatura desde o momento em que se consolidou como uma indústria, em meados do século XX. Filmes adaptados de romances, fontes literárias que até hoje exercem influência marcante no mercado de cinema, seduzindo diretores e diretoras. No Brasil, o escritor mais "adaptado" foi Jorge Amado, em obras traduzidas para a TV e o cinema. Nesta edição, exibiremos quatro (4) filmes com o objetivo de discutir a relação entre as linguagens cinematográfica e a literária, evidenciar as características de cada linguagem, as semelhanças e diferenças de cada narrativa.
Será realizada uma sessão especial, no dia 23 de novembro, no turno matutino, para alunos do Esino Médio do colégio CETEP (Caetité-BA), com a exibição do filme Capitães de areia (2011), de Cecília Amado. .
CINEdebate & História é um projeto de extensão e pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da UNEB/Campus VI. Foi criado em julho de 2006. A ideia central do projeto surgiu na perspectiva de promover debates em torno de temas específicos extraídos dos filmes, com o oferecimento de edições temáticas de cinema. Ele está profundamente enraizado e articulado com o curso de História da UNEB/Campus VI.
INSCRIÇÃO E CERTIFICADO
A inscrição é gratuita.
Período de inscrição: de 23 de outubro a 19 de novembro. Participantes com 75% de presença terão direito a um certificado de 20 horas. O certificado de ouvinte ficará disponível no site da UNEB, SISPROEX (https://www.sisproex.uneb.br/login/index), na aba "Emitir Certificado".
PÚBLICO-ALVO
O evento é destinado aos seguintes grupos: estudantes de ensino médio, de graduação e pós-graduação; professores da educação básica e do ensino superior; e cinéfilos de modo geral.
OBJETIVOS
a) Analisar a relação entre as linguagens cinematográfica e a literária, a partir de filmes inspirados em obras de Jorge Amado, evidenciando aproximações e distanciamentos entre essas duas linguagens;
b) Contextualizar os temas presentes no discurso interno dos filmes à luz da atual historiografia e crítica literária;
c) Fortalecer a consolidação dos programas de extensão no Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Campus VI;
d) Contribuir para o desenvolvimento e a ampliação das atividades culturais da UNEB.
METODOLOGIA
As sessões serão realizadas na UNEB/Campus VI, no Auditório, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, entre 13:30h e 17:30h. No dia 23/11, pela manhã, uma sessão especial no colégio CETEP (Caetité-BA).
1- Apresentação da sinopse do filme, do tema da mesa e dos palestrantes;
2- Projeção;
3- Leitura crítica do filme e exposição dos temas geradores (mesa-redonda);
4- Debate.
PROGRAMAÇÃO
Sessão 01 – 22 de novembro, quarta-feira / 13:30h / Auditório da UNEB
GABRIELA
Gênero: Drama
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Bruno Barreto, Flávio Tambellini e Leopoldo Serran
País: Brasil
Ano: 1984
Duração: 98 min.
Classificação: 16 anos
Sinopse: Bahia, 1925. Uma das maiores secas da história do Nordeste leva para Ilhéus Gabriela (Sônia Braga), uma bela retirante que com sua beleza e sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib (Marcello Mastroianni), dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade. Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado estão sendo enterrados (Site InterFilmes).
.
Palestra: “Relações de poder, aspectos raciais e de gênero na obra Gabriela”
Palestrante: Profa. Dra. Renata Maria Souza do Nascimento (UNEB/Campus XXIII)
Sessão 02 – 23 de novembro, quinta-feira / 08:00h / Auditório do Colégio CETEP
CAPITÃES DA AREIA
Gênero: Drama
Direção: Cecília Amado
Roteiro: Cecília Amado, Jorge Leal Amado de Faria e Hilton Lacerda
País: Brasil
Ano: 2011
Duração: 96 min.
Classificação: 14 anos
Palestra: "Capitâes da areia: marginalidade, desigualdade social e cultura juvenil”
Palestrantes: Pâmela dos Santos de Souza (Graduanda em História/Monitora CINEdebate)
Quésia Silva Batista (Graduada em História)
Sessão 03 – 23 de novembro, quinta-feira / 13:30h / Auditório da UNEB
TENDA DOS MILAGRES
Gênero: Drama
Direção: Nélson Pereira dos Santos
Roteiro: Nélson Pereira dos Santos
País: Brasil
Ano: 1977
Duração: 148 min.
Classificação: 14 anos
Elenco: Hugo Carvana, Sônia Dias, Anecy Rocha, Juárez Paraíso, Jards Macalé, Nildo Parente, Jofre Soares e Nilda Spencer.
Sinopse: Um jornalista prepara a montagem de um filme sobre um americano que veio à Bahia para conhecer a terra onde vivera Pedro Archanjo, cientista social auto-didata e contestador das ideias racistas da Faculdade de Medicina da Bahia. As pesquisas deste levam aos conceitos de miscigenação e a conhecimentos sobre a cultura negra desenvolvida na Bahia (Site Cinemateca Brasileira).
Palestra: “Relações raciais e estudos raciológicos: a Bahia como laboratório racial na primeira metade do século XX”
Palestrantes: Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI) e Wilson da Silva Santos (UNEB/Campus VI)
Sessão 04 – 24 de novembro, sexta-feira / 13:30h / Auditório da UNEB
DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Gênero: Comédia
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran
País: Brasil
Ano: 1976
Duração: 120 min.
Classificação: 16 anos
Elenco: Sônia Braga (Dona Flor), José Wilker (Vadinho) e Mauro Mendonça (Dr. Teodoro Madureira).
Sinopse: O fim da década de 1910 e início dos anos 1940, o calor e os temperos fortes da Bahia são ingredientes de uma história ousada, picante e cheia de humor e sensualidade. Dona Flor encontra o ideal do homem em dois maridos: um oferece a sensualidade lascívia, já o outro é amável e fiel. Seria ela imoral, amoral ou apenas uma mulher em busca de tudo aquilo que todas sonham: a combinação perfeita entre o prazer moleque e da segurança da maturidade? (Site InterFilmes).
Palestra: “A narrativa literária e cinematográfica em perspectiva: considerações sobre a história, memória e cultura em Dona Flor e seus dois maridos"
Palestrante: Prof. Dr. Claudio Novaes (UEFS)