Apresentação

 

 

XIII EDIÇÃO TEMÁTICA DE CINEMA & I CICLO DE COMUNICAÇÕES

 

“Tópicos especiais em História, Cinema e Cultura: 

revisitando objetos e práticas historiográficas"

 

Apresentação

 

A XIII Edição Temática de Cinema do CINEdebate & História, com o tema “Tópicos especiais em História, Cinema e Cultura: revisitando objetos e práticas historiográficas”, tem por objetivo trazer à tona o debate em torno de questões voltadas ao campo da Teoria da História e sua relação com o cinema e estudos culturais. Realizaremos 5 (cinco) sessões temáticas de cinema (uma sessão em uma escola de Caetité).

 

Ao longo da programação, nessas sessões temáticas de cinema (na UNEB e na escola), discutiremos diversos temas de relevância acadêmica e cultural, tais como história e historiografia do cinema baiano, noções de teoria e prática na realização de documentários, memória e história, narrativa histórica, nova história política, cinema e censura, e preconceito racial no Brasil.

 

Esses temas abrangem áreas de interesse diversos, ampliando o público-alvo que o CINEdebate & História atinge, alcançando especialmente o curso de História, mas também o de Geografia e Letras do Departamento de Ciências Humanas, da UNEB/Campus VI. Contemplam também os professores da Educação Básica e do Ensino Superior de Caetité e região.   

 

Investimos, pela primeira vez, em um evento organizado pelo CINEdebate & História, em sessão de comunicação. Uma oportunidade interessante para alunos de graduação e pós-graduação da UNEB apresentarem seus projetos de pesquisa, dentre outros públicos, como professores da Educação Básica e do Ensino Superior. As informações do I Ciclo de Comunicações serão divulgadas em breve.   

 

Esta edição terá um elemento a mais: o aniversário de 10 anos do projeto. Na abertura do evento, dia 09 de setembro, além da programação normal prevista, realizaremos uma sessão especial em que exibiremos um pequeno vídeo institucional apresentando o projeto e algumas de suas realizações. Neste mesmo dia, teremos o lançamento do livro de Izabel Fátima Cruz Melo.  

 

A programação, de modo geral, está dividida em três atividades principais: 1) Mostra temática de cinema na UNEB; 2) CINEdebate & História na Escola; 3) I Ciclo de Comunicações.

 

Ver com atenção o detalhamento da programação geral! Realizaremos sessões em dias, locais e horários diferente. Programe-se!!!

 

A inscrição é gratuita!!!