Apresentação

 
 

O processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, golpe ou não?, o avanço de propostas políticas conservadoras no Brasil (Escola Sem Partido) e no mundo (a política anti-imigração de Trump, nos EUA), a crise institucional no Congresso brasileiro e no Judiciário, o discurso na mídia de retorno da intervenção militar no Brasil, tudo isso em conjunto leva o profissional da História a analisar o atual contexto político brasileiro, as condições objetivas de seu surgimento e os sujeitos envolvidos neste processo.  

 

Entender os embates que se fazem presentes hoje em nossa sociedade, perceber os desafios que esses embates exigem e discutir perspectivas de mudanças, são alguns dos objetivos do VIII Encontro de História, que tem exatamente por título “A história em tempos de exceção: embates, desafios e perspectivas”.

 

Durante o evento, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2018, a sua programação básica, conferência de abertura e mesas redondas, procurará atingir, dentre outros temas, os seguintes objetivos:

 

  1. Analisar a conjuntura política, social, econômica e cultural brasileira, sob a ótica da História do Tempo Presente.  
  2. Avaliar o Estado de exceção instaurado no Brasil e suas implicações na sociedade e na Educação;
  3. Discutir o papel das licenciaturas, bem como a formação do profissional em educação, à luz dos últimos acontecimentos políticos ocorridos no Brasil.
  4. Divulgar e valorizar a produção acadêmica dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de História do Estado da Bahia.

 

O Encontro de História é um evento de extensão organizado pelo Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus VI, Caetité. Constitui-se, hoje, em um dos mais importantes eventos da área de História dos cursos de graduação da UNEB.

 

Atenciosamente,

 

Coordenação Geral do Evento.